quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Os Pubs Irlandeses

Visitar a Irlanda e não conhecer um Pub é como ir a Roma e não conhecer o Papa. Não tem sentido algum.

A vida social na Irlanda acontece nos Pubs. Eles abrem por volta do meio dia e fecham em torno de 2 horas da manhã. São cerca de mil deles em Dublin. Impossível conhecer todos. Mas tem um que não pode passar em branco: o Temple Bar. É o mais famoso e o mais antigo da cidade. Tanto que a área onde o Pub está localizado ficou conhecida como “a região do Temple Bar”, em Dublin 2.
É impressionante como esses lugares estão sempre cheios. São espaços pequenos, com música animada, pouca luz, diversas cervejas e muita gente rindo e falando alto. Turistas aos montes, mas também os irlandeses nativos. Já estou conseguindo reconhecê-los em meio a tanta diversidade.
A cerveja mais famosa daqui é sem dúvida a Guinness, uma bebida escura de gosto amargo que tem mais de 250 anos de tradição. Eu já havia provado no Brasil e não gostei. Mas é claro, meu paladar ainda não foi treinado para saboreá-la. Quem sabe ao final da minha estada por aqui estejamos mais familiarizados.
De chegada, preferi experimentar algo mais leve, a Bulmers. O sabor lembra cerveja e espumante misturados. É mais leve e mais adocicada que as nossas cervejas. Achei muito interessante. Mas até provar uma cerveja eu bati perna, já que a cerveja é cara. Na região do Temple Bar chega a custar 7 euros o pint (copo de meio litro). Eu consegui por 4 euros. Yeah! Tem até um ditado entre os brasileiros que vivem aqui que diz “quem converte não se diverte”. Faz sentido porque se você for pensar em reais, 4 euros significam mais de 12 reais. Pra uma cerveja? É demais.
A relação entre os irlandeses e a bebida é tão antiga quanto a história do país. Aqui eles bebem pra comemorar tudo: nascimento, noivado, casamento, início de namoro, fim de namoro, nota boa na prova, etc, etc. Até a morte de um familiar ou amigo é motivo para beber. E eles enchem a cara mesmo. Mas só dentro dos Pubs, porque beber na rua é proibido.
O mais legal disso é tudo é andar pelas ruas e ter a impressão de estar no cenário de um filme. Becos, ruelas, prédios antiguíssimos que abrigam os Pubs, tudo ali, na sua frente! Aquilo que o cinema e a literatura retratam, ao vivo, com riqueza de detalhes. Isso, claro, mais evidente antes de se beber alguns pints 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário