sábado, 12 de outubro de 2013

Graças ao Adão!

Esse cara aí da foto é o Adão. Um mineiro gente fina que resolveu dar uma paradinha neste sábado para um chopp bem brasileiro. Afinal, ele merece!

É por causa do Adão que eu e os milhares de brasileiros que vivem em Dublin comem feijão e arroz. Sim! Há 8 anos ele veio pra Dublin e sacou na hora o que todo mundo mais queria longe de casa: comer feijão e arroz. Começou vendendo vianda e depois abriu um restaurante no centro de Dublin, na região do Temple Bar.

Quando cheguei no restaurante pela primeira vez (indicado por outros brasileiros, é claro) estava tocando “Desenho de Deus” do Armandinho no som ambiente. Nossa! Me senti completamente em casa. Almocei feijão, arroz, carne e salada. Bem básico. Mas estava com taaaanta vontade de comer aquilo tudo que só lembrei que queria tirar uma foto quando limpei o prato. Aliás, um prato de pedreiro! Aí já era. Você há de convir comigo que, em primeira instância, devemos atender às nossas necessidades básicas, certo?! Então tá.
Neste sábado combinei com uns amigos para voltarmos no Feijoadão. Esse é o nome do lugar: uma mistura de feijão e Adão, sacou? Nada original, mas ninguém se importa. Aí sim, tive mais tempo para fazer alguns registros. O Feijoadão estava lotado de brasileiros recém chegados, mais antigos, os quase irlandeses, enfim, gente de todos os cantos do Brasil. Como o Adão é um cara esperto, colocou uma banda de pagode pra tocar. Eu nunca fui tãããão fã assim de pagode (admito), mas me senti tão feliz ouvindo aquele som, comendo uma feijoada e tomando o nosso chopp, que foi como receber um carinho. Eu fui agraciada.
Outra surpresa boa na semana foi encontrar um mercadinho que vende produtos do Brasil. Simmm! Esse blog não tem qualquer vínculo com as marcas, mas tive que registrar as coisas que eu eles vendem. Já que estamos em um lugar “tão tão distante”, não é mesmo?
E isso tudo é muito louco. Se pensarmos bem, queremos voar, conhecer lugares, pessoas, cheiros, gostos... É maravilhoso. Mas tem um momento em que nos damos conta de que temos raízes. E eu não estou falando só de feijão e arroz. Falo da ligação com o que é nosso, com aquilo que justifica quem somos. Nossa casa, nossa família, nosso lugar. O mundo lá fora é lindo, vale a pena, abre a cabeça. Mas se sentir em casa é confortante demais.
E viva o Adão!
 
 
 
 
  

   
 

4 comentários:

  1. ADOREI SEU BLOG E FICO MUITO FELIZ POR VC,, E AINDA TER DE ALAMBUJA SUAS EXPERIENCIAS E CURIOSIDADES ...OBGD,, BJOOO AXÉEEEE MINHA LINDA... SADI DE BARÁ ...

    ResponderExcluir
  2. Juli!!eu te falei q chegaria o dia que sentirias a falta do feijao hahahahaha foi assim comigo tb!!!eu nao podia nem lembrar de feijao q minha boca salivava! Mas q legal com o restaurante do Adao,q tb é um gatao heheheh,vc vai se sentir mais em casa! Bjs

    ResponderExcluir