quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Por que esse nome?

“Velho Oeste na Gringa” foi uma forma de levar a região Oeste de Santa Catarina junto comigo na viagem.  Um jeito de provar que nós, “colonos”, podemos sim ganhar o mundo, como nos desenhos animados!

Na real eu sou uma caipira. É assim que me sinto. Uma garota que viveu a vida toda no interior do Estado, numa região muito rica mas que sempre foi vista como o “Velho Oeste”, terra de índios e colonos. Eu nunca tive o sonho de morar na capital, falar chiadinho ou coisa assim. Mas sempre tive um desejo absurdo de desbravar o mundo. Pegar um mapa e me mandar! Primeiro o mundo ao meu redor, o quintal da minha casa, a minha comunidade. Depois o colégio, a minha cidade, para então chegar ao que era o meu ápice: desbravar a capital do Oeste, Chapecó!

E quando eu falo em desbravar não tem nada de grandes feitos. Me refiro a pegar um ônibus sozinha, entender a dinâmica do trânsito, fazer um cursinho de inglês, saber o dia do caminhão do lixo, escrever uma dissertação de mestrado... essas coisas. Às vezes a gente leva anos, senão uma vida inteira, pra se virar bem com isso e ficar esperto. Mas chega uma hora em que, estranhamente, o mundo ao seu redor começa a ficar previsível demais, fácil demais, simples demais, entende? Essa é a hora de se perguntar: como é o mundo lá fora? Foi isso que aconteceu comigo.
 
É a primeira viagem que faço pra Europa. Tudo novo. Sentimentos que te puxam e te empurram. É a mesma sensação de quando eu comecei a trabalhar como Locutora na Atlântida. Se eu pensasse por um segundo quantas mil pessoas estariam me ouvindo naquele momento, eu me borrava toda. Mas se eu mentalizasse um amigo, uma pessoa querida para quem eu estaria falando, tudo ficava tão próximo e bem mais fácil. Assim é com esta viagem. Se eu pensar na imensidão do mundo, me perco. Mas se eu ver a Irlanda como “logo ali só que em inglês”, alivia.
 
É incrível conhecer o que acontece lá fora, mas incrível mesmo é se dar conta da mudança que começa a acontecer dentro da gente, bem antes do check-in.

#pelahonradegrayskull!!!

6 comentários:

  1. Uhuuullll, de Águas de Chapecó direto para o mundo, sucesso sempre Ju, realmente nossa Terrinha deixa saudades...

    ResponderExcluir
  2. Mas que tal.. boa sorte Juli, tenho certeza que Dublin vai te encantar. Aliás, acho que precisamos fazer um estudo sobre a ida de chapecoenses para a Irlanda.
    abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Boa Sorte Juuuu...irei acompanhar teus relatos, para que os desassossegos de minha alma encontrem paz na tua experiência, e talvez 1 dia logo ali eu me aventure! Tudo de bom e aproveite muitooooo linda aventureira!! De Chapecó pro Mundooooo Juliiii!!! Beijos, ótima viagem e claro, maravilhosas Experiências!!!

    ResponderExcluir
  4. Exatamente assim! Adorei a ideia do seu blog.
    Aproveita e compartilhe tudo...

    Abraços e sucesso sempre :D

    ResponderExcluir
  5. Sucessos querida amiga, espero que tenha uma ótima viagem e aproveite para se divertir bastante pois você merece, beijosss e abraçosss e se cuide ta.... Até mais...

    ResponderExcluir